WhatsApp: (51) 99194-0018 /  E-mail: [email protected]

Está na hora de procurar um fisiatra

Problemas musculoesqueléticos são responsáveis por 90% dos quadros de dores crônicas. Elas chegam muitas vezes de forma branda, mas progridem até prejudicar a qualidade de vida do paciente. Quanto antes um fisiatra for procurado, mais fácil e rápido será resolver o problema ou, ao menos, aliviar as dores.

Ainda há muito desconhecimento sobre o que faz um fisiatra. Ele é o médico especialista que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento, não cirúrgico, de distúrbios associados à deficiência física em geral.

Especialista em fisiatria ou Medicina Física e de Reabilitação (MFR), o fisiatra está envolvido no tratamento de várias patologias, tanto em crianças como em adultos. As principais, além das dores crônicas, são: paralisia cerebral, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, AVC, traumatismos crânio-encefálicos, amputações de membros e protetizados, lesões agudas ou degenerativas musculoesqueléticas, doenças reumáticas, lesões desportivas, reabilitação pós-cirurgia e dor aguda entre outras.

O atendimento do fisiatra se divide em: avaliação completa da história do individuo; exame físico geral; exame fisiátrico completo, em que o sistema musculoesquelético é avaliado de forma rigorosa; e orientações sobre o tratamento, que pode ser medicamentoso, físico (exercícios de reabilitação) ou uma combinação de ambos.