O ator Miguel Falabella se recupera bem após passar por uma cirurgia de hérnia de disco e que o fez se afastar do elenco de peça em cartaz.
Há como se prevenir da hérnia de disco?
Sim, há várias atitudes que a pessoa pode adotar em seu dia a dia, segundo o médico fisiatra Celso Vilella Matos, presidente da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação.
Manter uma postura correta, praticar exercícios físicos regulares que fortaleçam a musculatura da coluna, evitar o sobrepeso e realizar alongamentos são algumas, segundo Dr. Celso. A prática de exercícios como natação, caminhada e musculação (com exercícios adequados) pode ajudar a fortalecer os músculos da coluna e, consequentemente, proteger os discos intervertebrais, acrescenta.
O fisiatra é o médico que diagnostica e trata a hérnia de disco, pois é o especialista em avaliar e definir a reabilitação física de pessoas com dores crônicas e lesões musculoesqueléticas, como a hérnia de disco, visando recuperar funcionalidade do corpo.
Como prevenir a hérnia de disco:
· Postura:
Mantenha a coluna alinhada ao sentar, levantar objetos e durante atividades diárias.
· Atividade física:
Pratique exercícios regularmente para fortalecer os músculos da coluna e melhorar a flexibilidade.
· Peso:
Evite o sobrepeso e a obesidade, pois o excesso de peso sobrecarrega a coluna.
· Alongamento:
Realize alongamentos regulares para aumentar a flexibilidade e aliviar a tensão muscular.
· Cuidados com o trabalho:
Utilize uma cadeira ergonômica, ajuste a altura do monitor para que esteja ao nível dos olhos e faça pausas regulares para se levantar e se movimentar.
· Levantamento de peso:
Evite levantar pesos excessivos ou levantar pesos de forma incorreta.
· Evite tabagismo:
O tabagismo pode comprometer a nutrição dos discos intervertebrais, tornando-os mais suscetíveis a lesões.
· Dicas adicionais:
Use calçados adequados que amortecem os impactos, evite ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé) e faça uma alimentação saudável.
Seja um
Associado
Seja um Associado da ABMFR e além de contribuir para o fortalecimento da sua especialidade no Brasil tenha acesso a benefícios exclusivos
Compromisso
ABMFR
Oferecer aos médicos fisiatras meios para desenvolverem-se na prestação de atendimento à saúde da pessoa com deficiência e dor crônica, seja por meio de intervenções diagnósticas, terapêuticas ou avaliações periciais e laudos.
Comentarios